Já ouviu falar que é preciso contar carneirinhos para acabar com a insônia? Ou, ainda, que assistir a um filme ajuda a dormir melhor? Já se perguntou se esses truques funcionam mesmo? Para desvendar o mistério, confira hoje 7 mitos sobre a insônia.
Cada organismo funciona de uma forma diferente, por isso os mitos surgem. Pode ser que alguém conseguiu cair no sono com eles, mas não há nenhuma comprovação que esses truques são eficazes para todos. Está curioso? Então, confira a lista.
Desvende os 7 mitos sobre insônia
A sabedoria popular traz diversos conhecimentos que tornam a vida mais fácil. Porém, nem todo conselho que se ouve tem embasamento científico. Isso também ocorre com um método para dormir melhor. Sendo assim, veja 7 mitos sobre insônia muito comuns.
Mito 1: É possível compensar a insônia no final de semana
Não é difícil encontrar alguém que jura recuperar o sono perdido no fim de semana. Porém, não é possível repor as horas em claro em apenas dois dias, o corpo ainda sentirá o cansaço. Por isso, procure dormir pelo menos 8 horas a cada noite.
Mito 2: Contar carneirinhos leva ao sono
Quem nunca ouviu falar que contar carneirinhos ajuda a dormir? Pois um estudo realizado pela Universidade de Oxford provou que isso é ineficiente. Além disso, ainda faz com que se demore mais para descansar. Quando estiver com insônia, procure fazer algo realmente relaxante, como ouvir músicas calmas ou ler um livro.
Mito 3: Bebidas alcoólicas ajudam a dormir
O álcool, de fato, ajuda a gerar um estado de sonolência. Isso faz com que muitos acreditem que bebidas alcoólicas ajudam a dormir. Porém, esse é apenas mais um dos mitos sobre a insônia, porque o drinque é metabolizado durante a noite e faz com que se acorde diversas vezes na madrugada.
Mito 4: A insônia é apenas um problema emocional
Muitos acham que ter insônia é um problema apenas vindo do estresse ou ansiedade comuns. Entretanto, ainda que esses males emocionais possam levar à falta de sono, não são os únicos motivos. Outras situações causam problemas para dormir, como: maus hábitos noturnos, doenças crônicas, efeitos colaterais de medicação, apneia do sono, síndrome das pernas inquietas etc.
Mito 5: Cochilar pode repor o sono perdido
Esse mito sobre a insônia segue a mesma linha da crença que é possível repor o sono no fim de semana. Os cochilos afetam cada indivíduo de uma forma diferente. Para algumas pessoas, dormir de 10 a 15 minutos à tarde é revigorante. Porém, para outras esse período atrapalha o sono noturno e piora os casos de insônia.
Mito 6: Os idosos precisam dormir menos
Os idosos precisam das mesmas horas de descanso que todos os adultos. Entretanto, por acordarem mais durante a noite, eles acabam cochilando pela manhã ou tarde. Com isso, não é raro ouvir alguém afirmar que se dorme pouco depois da terceira idade. Contudo, isso é apenas um dos mitos sobre a insônia.
Mito 7: Ver televisão ajuda a acabar com a insônia
Quem nunca tentou relaxar ao ver televisão, assistir a um filme ou a um episódio da série favorita? Esse hábito é prejudicial e não é capaz de diminuir a insônia. A luz azulada emitida pelas telas estimula o cérebro e atrapalha a produção de melatonina, o hormônio do sono. Assim, esse costume acaba impedindo o sono de chegar.
Agora que os 7 mitos sobre a insônia foram desvendados, não tente vencer a falta de sono da forma errada. Existem diversos métodos eficiente para dormir melhor como: a meditação, os exercícios respiratórios, os suplementos naturais contra a insônia e os chás calmantes. Então, use as técnicas que realmente funcionam e tenha uma ótima noite de sono.
Quer saber mais sobre os suplementos naturais contra a insônia? Eles não prejudicam o organismo ou causam efeitos colaterais e são regulamentados pela ANVISA. Para conhecer melhor visite o site oficial de Triptopax e nunca mais sofra com as madrugadas em claro.