Insônia

A insônia causa 4 sintomas graves. Veja!

Já se perguntou o que várias noites sem dormir bem podem causar a uma pessoa? Então, saiba que a insônia causa 4 sintomas graves. Descubra quais são e cuide o quanto antes da saúde do sono para que eles não apareçam.  

A falta de sono causa gera danos para o organismo, por isso é preciso procurar um tratamento contra insônia que realmente funcione. Não perca suas noites em claro e encontre no final do artigo uma das melhores soluções para dormir melhor.

4 sintomas graves causados pela insônia

Não são apenas a irritação e cansaço que surgem depois de uma noite de insônia. Veja o que algumas noites em claro podem causar na vida de uma pessoa. Confira esses 4 sintomas prejudiciais!

1. Distúrbios emocionais

Longos períodos sem dormir podem levar a distúrbios emocionais sérios como: depressão, ansiedade e estresse. Esses males são capazes de acabar com a qualidade de vida de uma pessoa.

A ansiedade provoca um estado de apreensão contínuo, o que faz com que os dias passem arrastados e com muitas preocupações. O estresse é responsável por uma rotina sufocante e atribulada, podendo evoluir para a síndrome de burnout, causando até mesmo o afastamento da atividade profissional.

A depressão, por sua vez, apaga o colorido dos dias. O depressivo não consegue ter ânimo para fazer suas tarefas cotidianas e não sente prazer com nenhuma atividade. Em quadros mais agudos, a pessoa nem ao menos consegue levantar da cama.

2. Obesidade

A causa mais observável do aumento de peso durante a insônia é o hábito de fazer lanches noturnos. Isso ocorre devido à fome por estar muitas horas acordado e também ao nervosismo e tentativa de escape com a comida.

Outro motivo aparece devido a baixa produção de leptina, o hormônio que controla a saciedade. Por outro lado, há um aumento na produção de grelina, responsável pelo aumento do apetite.

Por fim, devido ao pouco descanso, o metabolismo acaba ficando mais lento. Por isso, os alimentos não são processados facilmente, o que colabora para o aparecimento da obesidade.  

3. Imunidade reduzida

Isso foi comprovado por meio de uma pesquisa feita com 153 pessoas saudáveis. O estudo foi dirigido pela Universidade Carnegie Mellon e constatou que as pessoas que dormem um tempo inferior a 7 horas por noite apresentam mais chances de pegar resfriados.

Além disso, por descansar menos do que o tempo necessário, o corpo não consegue recuperar suas funções orgânicas. Logo, a pessoa fica mais suscetível ao aparecimento de doenças.

Com a baixa na produção dos hormônios de defesa do corpo (leucócitos), a consequência provável é deixar o corpo exposto aos invasores, como vírus e bactérias.

4. Baixa concentração

A falta de concentração acontece quando se está lendo um livro, por exemplo, e após ler dois parágrafos a pessoa nota que não sabe o que acabou de ver. Outro caso, ainda, é quando alguém está falando, mas as palavras acabam passando despercebidas.

Esses casos são características brandas da baixa concentração. Porém, essa condição também afeta a qualidade de um serviço, as notas em uma prova e a manutenção do relacionamento com amigos, parentes, colegas de trabalho e cônjuge.

Porém, há consequências ainda mais perigosas para aqueles que dirigem ou operam máquinas. A falta de atenção causada pela noite de insônia pode levar a um acidente sério com risco de morte.

Ao saber que a insônia causa esses 4 sintomas graves, fica claro por que é preciso tratar a falta de sono. Busque soluções naturais e prepare o ambiente para o sono. Assim, poderá evitar que esses problemas ocorram em sua rotina. Quer conhecer uma das melhores soluções naturais contra a insônia? Então visite o site oficial de Triptopax e conheça mais sobre a suplementação para dormir melhor.

Deixe uma resposta