Já se perguntou se a menopausa pode levar à insônia? Em geral, esse questionamento surge porque os sintomas dessa fase são incômodos para a maior parte das mulheres.
Então, saiba melhor sobre o que acontece com o seu corpo durante a menopausa. Veja ainda se essa etapa é um dos fatores que pode causar dificuldades para ter um sono tranquilo.
Por que a menopausa pode levar à insônia?
Muitas mulheres que passam pela menopausa sentem uma variação na qualidade do seu sono. Isso acontece devido a desequilíbrios hormonais vindos dessa fase da vida feminina.
Após a menopausa há uma diminuição drástica nos níveis de progesterona e estrogênio. Essa queda provoca os fogachos, mais conhecidos como ondas de calor. Tal condição já é uma dificuldade a mais para pegar no sono.
Porém, o declínio dessas taxas hormonais ainda causa outros males para as mulheres, como: fadiga, diminuição da libido, dores de cabeça, ansiedade, pele mais ressecada e, naturalmente, a insônia.
Os problemas para dormir durante a menopausa são uma das maiores queixas entre o público feminino. Esse período em que há uma transição menopausal afeta o bem-estar das mulheres em diversos modos. Porém, é importante entender que isso é algo comum e pode acontecer com todas.
Existe um tratamento contra a insônia na menopausa?
Saber que a menopausa pode levar à insônia já é uma informação mais tranquilizante. Ou seja, não é uma dificuldade apenas sua, mas ocorre com grande parte das mulheres.
Inclusive, um estudo realizado com mais de 6 mil mulheres de todo o mundo provou que 46,3% do público feminino em menopausa relatam insônia ou sono desregulado. Ou seja, a dificuldade para dormir é muito comum após os 45 anos.
Para evitar a insônia e outros desconfortos vindos da menopausa, uma das soluções mais recomendadas pelos especialistas é a reposição hormonal. Porém, antes de optar por essa saída, é aconselhável testar métodos mais naturais.
Uma opção sem aditivos químicos prejudiciais e que não causa dependência é a suplementação. Os suplementos naturais contra a insônia funcionam porque são ricos em triptofano, substância que estimula o hormônio do bem-estar (a serotonina).
O que fazer para evitar a insônia na menopausa?
Para complementar o tratamento contra a insônia escolhido, busque fazer práticas de higiene do sono. Essas ações ajudam a eliminar os hábitos nocivos para a qualidade de sono. Confira as mais praticadas.
- Fazer exercícios pela manhã;
- Deixar o quarto arejado, confortável e com pouca luz;
- Evitar mate, café, refrigerantes de cola e chocolate antes de deitar;
- Comer apenas até as 20h;
- Evitar álcool e nicotina perto da hora de repouso;
- Dormir com lençóis finos e que não causem calor;
- Consumir alimentos leves que tenham digestão rápida;
- Remover os aparelhos eletrônicos luminosos do quarto;
- Beber um chá relaxante antes de ir para a cama.
Com essas dicas será muito mais fácil evitar os problemas de falta de sono. Logo, não é preciso ficar ansiosa por estar dormindo pouco. Afinal, a menopausa pode levar à insônia. Sendo assim, é preciso cuidar da saúde do sono para evitar essa dificuldade.
Quer saber mais sobre a suplementação contra a insônia? Então, visite o site de Triptopax e saiba mais sobre esse produto que é um sucesso no Brasil e nos Estados Unidos.