Insônia

Dormir menos de 8 horas causa insônia?

É comum acreditar que para dormir bem é preciso descansar por um tempo específico. Porém, será que isso funciona para todas as pessoas? Veja hoje se dormir menos de 8 horas causa insônia.

Entenda melhor sobre o funcionamento do ciclo de sono para cada pessoa. Então, saiba se você está dormindo menos do que o necessário. Confira!

Existe um padrão que define quantas horas dormir?

Para saber se está sofrendo de insônia, é necessário olhar para o funcionamento do metabolismo. O padrão do sono é definido pelos ciclos completos, indo do sono leve até o sono REM. O último estágio é quando ocorrem os sonhos. Em geral, o organismo faz de 4 a 5 circuitos inteiros por noite, assim pode regenerar o corpo e refrescar a mente.

Esse número de ciclos dura em torno de 7h30, por isso é habitual definir que o período necessário para dormir bem tem a duração de 8 horas por noite. Porém, nem todos entram nesse padrão como, por exemplo,  os curto dormidores e os longo dormidores.

Os curto dormidores representam uma parcela menor da população, mas sua presença é notável. Essas pessoas precisam apenas de 6h de sono a cada noite. Por outro lado, há o grupo dos longo dormidores, ou seja, pessoas que precisam dormir mais que 8 horas para sentirem que estão revigorados.

Sendo assim, quando a pessoa sentir que está descansada, seu corpo cumpriu o número de sequências necessárias do sono leve ao sono REM. Logo, mesmo que alguém durma apenas 6 horas, mas sinta que está disposto, esse indivíduo não sofre com problemas de insônia.

Dormir menos de 8 horas causa insônia?

Como foi visto, existem grupos que precisam dormir mais ou menos. Então, não há uma única regra que define o número exato de horas que uma pessoa deve descansar.

Caso você durma menos de 8 horas, mas sinta que está revigorado, então não há problemas. Para o seu perfil, não é preciso passar mais tempo dormindo para conseguir ter um dia seguinte produtivo.

Porém, não adianta tentar dormir menos para render melhor no trabalho. O tempo que se passa acordado na madrugada pode adiantar uma ou duas tarefas, mas as consequências em longo prazo não são positivas. Logo, esse hábito nocivo pode conduzir até mesmo para a síndrome de burnout (sobrecarga no trabalho).

Então, para descobrir se dormir menos de 8 horas causa insônia, é preciso olhar para o seu padrão de energia. Se ele estiver baixo, com falta de concentração, desânimo ou ansiedade em excesso, será necessário dormir esse período ou mais.

O que fazer para dormir melhor?

Ao entender que dormir menos de 8 horas causa insônia apenas quando o organismo permanecesse cansado, é possível saber como está a qualidade do seu sono. Com isso, se não estiver sentindo animado para a manhã seguinte, é o momento de procurar um bom método para dormir melhor.

Existem diversas técnicas naturais como: beber um chá calmante, tomar um copo de leite morno, comer alimentos ricos em triptofano, melhorar os hábitos noturnos ou adaptar o quarto para descansar com mais tranquilidade.

Porém, uma das formas mais rápidas e eficazes para acabar com a  falta de sono é utilizar um suplemento natural contra a insônia. Eles são diferentes dos remédios controlados, uma vez que não agridem o organismo ou causam dependência. Ficou interessado nesta técnica para descansar bem? Então, experimente já os suplementos naturais e veja a diferença.

Deixe uma resposta