Insônia

Insônia é mais comum em mulheres: entenda o motivo

Você costuma passar muitas noites em claro? Saiba que os pesquisadores indicam que a insônia é mais comum entre mulheres. Entenda melhor o motivo dessa afirmação e veja o que fazer para dormir melhor.

Ter um bom descanso é direito de todas, então não deixe que esse problema seja constante em sua vida. Saiba mais sobre as razões que prejudicam seu sono e busque um bom tratamento contra a insônia.

Por que a insônia é mais comum em mulheres?

O momento de repouso é fundamental para a regeneração do organismo. Nesse período são liberados hormônios importantes para o funcionamento orgânico. Porém, nem todas as pessoas conseguem descansar de forma adequada. Esse quadro é ainda mais grave para o público feminino.

Para as mulheres, as alterações hormonais são as grandes vilãs para o sono tranquilo. Seja na fase de menstruação, gestação, pós-parto ou menopausa. Essas épocas acabam causando desconforto e sendo capazes de desregular o ciclo de sono.

Além disso, a própria jornada dupla de grande parte das mulheres colabora para o aumento do estresse e, por consequência, das dificuldades para dormir. Nisso as preocupações com o trabalho e com a família sempre estarão em sua mente.

Essa condição deve ser remediada o quanto antes. A privação do sono pode contribuir para o aparecimento de diversas doenças graves como: ansiedade, diabetes, hipertensão, e depressão.

Como prevenir o aparecimento de insônia?

Para ter um sono mais tranquilo busque organizar o seu tempo. Anote na agenda tudo que precisa fazer no dia, separando por blocos de atividades. Isso evitará o excesso de preocupação no cotidiano.

Além disso, ter um horário fixo para deitar é fundamental. Esse detalhe ajuda a regular o relógio biológico. Então, sempre que estiver perto da hora estipulada, o corpo naturalmente começará a ter mais sonolência.

Busque também praticar atividades físicas durante a manhã. Assim, o organismo ficará mais disposto assim que acabar o treino e mais relaxado para o sono à noite. Evite fazer exercícios após as 18h.  

Reserve também um tempo para o autocuidado. Ao prestar atenção às suas necessidades você aumentará sua qualidade de vida. Logo, o sono será muito mais tranquilo.

O que não fazer para evitar a insônia?

Além de saber o que fazer, é essencial entender o que deve evitar. Por isso, procure não cochilar à tarde por mais que 15 minutos. Ao ultrapassar esse tempo seu corpo ficará sonolento e você pode ter dificuldades para dormir à noite.

Também no período noturno não consuma alimentos picantes, ácidos, refrigerante de cola, mate ou bebidas com cafeína. Essas substâncias são estimulantes e deixam você mais alerta. Assim, é mais difícil conseguir dormir bem.

Não deixe sua casa com muita iluminação, busque sempre a luz indireta. Assim, será mais fácil para o organismo estender que já é noite e ele pode liberar melatonina, o hormônio do sono. Muita claridade acaba deixando a mente acelerada e atrapalha o processo de sonolência.

Agora que você já sabe que a insônia é mais comum em mulheres, busque praticar as medidas para prevenir o aparecimento dessa dificuldade. Dessa forma, você poderá ter um repouso muito mais agradável e reparador.

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