Você costuma dormir com o smartphone ao lado da cama? Ou, ainda, verifica suas redes sociais mais do que uma vez ao dia? Diversas pessoas sofrem de insônia devido ao uso excessivo de tecnologia em sua rotina. Esse é o desafio da vida contemporânea.
Então, veja mais sobre a relação entre insônia e tecnologia. Descubra como o vilão das suas noites tranquilas pode estar em suas mãos.
Qual é um dos grandes vilões do sono tranquilo?
O celular, atualmente chamado de smartphone, causa grande prejuízo para a saúde do sono. Isso acontece porque é muito comum passar todo o dia utilizando o aparelho. Em geral, normalmente ele está ao lado da pessoa, até mesmo ao dormir.
Porém, o uso contínuo das pequenas telas deixa o cérebro em alerta. Esse fato ocorre devido à emissão de constante luz azul para o organismo. Essa luminosidade também é contida em computadores, tablets e na televisão.
O problema principal é que tanta claridade no decorrer do dia e na parte do anoitecer impede a produção de melatonina, o hormônio do sono. Logo, o corpo não percebe que já é noite e, com isso, não dispara os mecanismos da sonolência.
Por isso, a utilização constante do smartphone pode ser a causa da sua insônia. Infelizmente, é cada vez mais comum criar a dependência pelos pequenos aparelhos. Assim, a dificuldade para dormir bem apenas aumenta.
Como melhorar a rotina para não ter insônia?
Já que o uso excessivo de tecnologia é um dos causadores dos problemas para dormir, a solução está na redução e controle desse costume. Por isso, quanto menos o organismo for exposto à luz azul, melhor será o processo de sonolência.
Sendo assim, uma das formas para melhorar a rotina e evitar a insônia é marcar um horário para acessar redes sociais e e-mail. Esses aplicativos acabam sugando o tempo e fazem que a pessoa permaneça muitas horas do seu dia conectada.
Além disso, busque não utilizar smartphone perto do horário de dormir. Nesse período crie o novo hábito de fazer atividades relaxantes. Logo, o relógio interno entenderá que esse é o momento de descanso.
Para ajudar nesse processo, coloque o celular longe do seu quarto. Muitos utilizam esse aparelho como despertador, porém quando a falta de dono aparece, eles acessam a internet para distração. Contudo, como você já viu, isso apenas contribui para uma noite em claro.
Quais tipos de tratamentos contra a insônia são eficazes?
No caso da relação entre insônia e tecnologia, o melhor tratamento é praticar a higiene do sono. Essa técnica é caracterizada por criar bons hábitos noturnos para dormir com mais qualidade.
Ou seja, remover o que for nocivo para um repouso tranquilo, como: ligar a televisão para tentar dormir, passar dia e noite conectado, acessar as redes sociais com muita frequência etc.
Para ajudar quem já desenvolveu o problema de falta de sono, existem soluções sem aditivos químicos prejudiciais, como os suplementos naturais contra a insônia. Ao contrário dos remédios farmacêuticos, a suplementação não causa dependência ou efeitos colaterais. Faça o teste!
Você costuma usar a tecnologia em excesso? Deixe nos comentários contando se já sofreu de insônia por utilizar o smartphone por muitas horas.