Insônia

Insônia e TPM: descubra a relação entre elas

Você sofre com a temida tensão pré-menstrual? Como é a qualidade do seu sono nesses dias do mês? Veja hoje qual a relação entre insônia e TPM. Assim, será mais fácil entender o que ocorre em seu corpo.

Descubra também o que pode fazer para diminuir as dificuldades para descansar à noite. Para saber mais, continue a leitura do artigo.

O que é a TPM?

A TPM ou Tensão pré-menstrual é um nome comum para diversos sintomas que ocorrem antes da menstruação. Para entrarem nessa categoria, os efeitos precisam desaparecer com o fim do ciclo.

Essa tensão ocorre devido à variação hormonal entre o estrogênio e a progesterona. Esses hormônios aumentam e depois declinam em sua produção no decorrer do ciclo menstrual. Por isso, é comum aparecerem emoções mais intensas nessa fase.

Muitas mulheres sofrem com esse mal, assim acabam tendo um grande desconforto no período que antecede sua menstruação. Essas dificuldades costumam atrapalhar sua vida social e fazer seu rendimento diminuir, tanto em casa, nos estudos e no trabalho.

Em geral as dificuldades que compõe a chamada TPM são: humor deprimido, irritabilidade, dor nas mamas, dores de cabeça, alterações no sono, agressividade, choro fácil e sensação de sobrecarga.

Com isso, essa fase do mês é a mais temida por grande parte das mulheres. Algumas até mesmo visitam seu ginecologista em busca de remédios para controlar esse problema ou diminuir as sensações incômodas.

A TPM é comum para todas as mulheres?

Nem todas as mulheres passam pela tensão pré-menstrual. Isso dependerá do organismo de cada uma e da forma que os hormônios são produzidos no decorrer do seu ciclo.

Logo, enquanto uma parte do público feminino sente dores terríveis e passa por diversos problemas de insônia, outra parte não sente nada. Para o segundo grupo, a menstruação apenas manda sinais leves, como um desconforto e inchaço nos seios.

Em geral, a genética também é um fator de grande influência para o aparecimento da TPM. Logo, se toda a família costuma ter cólicas terríveis antes do período, o mais comum é que isso seja refletido nas gerações futuras de mulheres.

Uma das curiosidades é que tanto a irritabilidade quanto o humor depressivo fazem parte da tensão pré-menstrual. Logo, uma mesma mulher pode chorar muito fácil em alguns momentos e em outro pode estar completamente irritada.

Há casos ainda em que cada grupo feminino apresente apenas uma via de efeitos. Sendo assim, enquanto uma amiga pode ficar muito nervosa e com raiva, a outra pode sentir uma tristeza profunda e sem razão aparente.

Qual a relação entre insônia e TPM?

A insônia aparece como um dos sintomas desagradáveis da TPM. Então, é comum que nessa fase algumas mulheres sofram com dificuldades para manter o sono durante a noite.

Além disso, quando já existe uma tendência a distúrbios do sono, esse problema pode ser agravado no tempo que antecede à menstruação. Portanto, quando a mulher tende a essa dificuldade, é preciso buscar um tratamento contra a insônia antes que ela seja agravada pela tensão pré-menstrual.

A insônia também aparece devido a outros males vindos com a TPM. Sendo assim, a grande irritação pode aumentar o estresse. Por isso é mais difícil pegar no sono quando chega o anoitecer.

Outro caso é a sensação de ansiedade que também acompanha o período anterior à menstruação. Com os pensamentos fervilhando e muitas vezes acompanhados de cólicas, é muito comum que a insônia surja.

Portanto, a relação entre a insônia e a TPM é sintomática. Ou seja, a ocasião de tensão pré-menstrual traz o distúrbio do sono como um dos seus sintomas. Por isso, é muito comum que a mulher nessa fase comece a sentir dificuldades para descansar.

O que fazer para evitar que a insônia apareça na TPM?

Não tem jeito, para algumas mulheres a insônia será um dos sintomas da TPM. Porém, isso não precisa ser definitivo. Basta utilizar um bom tratamento para dormir melhor e evitar que os problemas do sono apareçam.

Uma das melhores soluções naturais contra a insônia é a suplementação. Suplementos naturais, como o Triptopax, atuam estimulando a produção e serotonina, o hormônio do bem-estar.

Ele age de forma natural, sem causar efeitos colaterais ou dependência. Triptopax é eficaz por ser rico em triptofano, um aminoácido essencial que atua causando mais tranquilidade e calma. Ou seja, tudo que uma mulher precisa no período menstrual.

Então agora que já sabe qual a relação entre insônia e TPM, previna-se desse desconforto. Triptopax também ajuda a melhorar o humor e a evitar as fases depressivas.

Pare de sofrer com os sintomas da TPM adotando o uso dos suplementos naturais. Saiba mais no site oficial de Triptopax.

Deixe uma resposta