Insônia

Insônia: quando buscar ajuda médica?

Ficar acordado várias noites é uma tortura que atinge 45% da população mundial. Porém, nem todos buscam tratamentos e permitem que o quadro fique mais grave a cada dia. Está passando por um caso de insônia? Então saiba quando buscar ajuda médica e acabe com a falta de sono.

Quando diagnosticada no início, há diversos tipos de tratamento natural para a insônia.Contudo, quando o problema evolui, apenas é possível tratá-lo com medicamentos controlados. Entenda melhor sobre a dificuldade para dormir e saiba quando procurar orientação de um especialista.

Como ocorre a insônia?

A insônia ocorre quando há uma dificuldade para manter ou iniciar o sono. Em geral, ela é causada por fatores externos como o uso excessivo de smartphones à noite ou o consumo de bebidas e alimentos energéticos depois das 18 horas. Porém, pode vir de distúrbios de humor como depressão e ansiedade.

Há outros transtornos do sono que causam a insônia com a apneia noturna e síndrome das pernas inquietas. Todos esses casos atrapalham a continuidade do descanso levando aos problemas para dormir bem.

A falta de sono tem três classificações comuns de acordo com a sua frequência e duração, confira:

  • Insônia Transiente: dura poucos dias, podendo alcançar até 3 semanas;
  • Insônia Intermitente: ela tem duração curta e acontece de tempos em tempos. Entre esses períodos, há momentos de sono regular;
  • Insônia Crônica: conhecida como insônia de longa duração sendo superior a 3 semanas. Ela ocorre por 3 ou mais noites semanais.

Quando a insônia não é causada por alguma doença ela também é caracterizada como primária. Já quando há um quadro clínico envolvido, ela é chamada de secundária.

Quais são os tratamentos naturais para insônia?

Quando a insônia não está relacionada a doenças graves é possível tratar o caso com mudanças simples. Apenas adotando bons hábitos noturnos já se pode ter uma qualidade de sono maior, veja as melhores técnicas naturais para dormir bem:

  • Evitar cochilos durante o dia;
  • Manter horários fixos para se dormir e acordar;
  • Evitar álcool, nicotina, cafeína à noite;
  • Beber um chá, ouvir música calma e tomar um banho morno para relaxar;
  • Dormir com protetores de ouvido e máscara para os olhos em alguns casos;
  • Usar remédios naturais, como os suplementos contra a insônia;
  • Relaxar a mente com técnicas de respiração e meditação;
  • Usar cortinas escuras no quarto para evitar a luminosidade;
  • Evitar o uso de aparelhos eletrônicos pelo menos meia-hora antes de dormir;
  • Consumir alimentos leves após as 18h;
  • Realizar exercícios físicos durante o dia.

Quando buscar ajuda médica para a insônia?

Para saber quando buscar ajuda médica contra a insônia é preciso avaliar o estágio desse distúrbio. Ou seja, se ele ultrapassar as 3 semanas que caracterizam a insônia transiente e não puder ser evitada com as técnicas naturais, é preciso procurar um médico do sono.

Outros profissionais como o clínico geral, o psicólogo e o psiquiatra também podem oferecer a orientação correta para acabar com a insônia. Não deixe que esse quadro seja prolongado por mais de 21 dias, porque ele pode evoluir para a insônia crônica e apenas poder ser tratado com medicamentos de controle.

Uma maneira natural de evitar a falta de sono é utilizar a suplementação. Experimente os suplementos naturais contra a insônia e tenha noites de sono muito mais tranquilas.

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