Já tentou dormir de todas as formas, mas nada funcionou? Talvez esteja cogitando procurar um especialista para receitar uma medicação controlada. Porém, já se perguntou quais são os efeitos colaterais dos remédios contra a insônia?
Entenda melhor como as pílulas para dormir atuam no organismo. Veja ainda o que elas podem causar em curto prazo.
6 efeitos colaterais dos remédios contra a insônia
Ainda que muitos recorram aos calmantes controlados, essa nem sempre é a melhor escolha. Com o decorrer do tempo as consequências indesejadas começam a surgir. Por isso, é essencial cuidar da saúde do sono antes que a única opção seja tomar um remédio contra a insônia.
Existem algumas soluções naturais para dormir melhor, como a suplementação contra insônia, que não é um remédio. Ela apresenta os mesmos resultados, mas sem precisar sofrer com os efeitos adversos.
Então, saiba mais sobre o que pode acontecer com o seu organismo ao usar uma medicação contra a falta de sono.
1. Os remédios contra a insônia podem viciar
Um dos grandes riscos ao optar pelos comprimidos é que o organismo acaba acostumando-se a essa substância. Assim, o indivíduo apenas consegue dormir após usar a medicação. O fenômeno recebe o nome de rebote e é mais difícil de combater do que a própria insônia.
2. O organismo pode desenvolver resistência
Não bastando o grande problema do gerar um vício, os medicamentos ainda podem provocar resistência. Logo, o corpo acaba criando uma defesa contra os componentes. Então, para que as pílulas funcionem será preciso uma dose cada vez maior. Esse quadro pode levar até mesmo a um caso de overdose.
3. A interação com outras substâncias é perigosa
Combinar remédios para dormir com álcool é arriscado. Essa interação é capaz de aumentar os efeitos de ambos, causando uma sonolência descontrolada ou a perda do autocontrole. Além disso, por ser uma substância agressiva, o medicamento pode reagir de forma adversa em contato com outros tipos de remédio.
4. Os remédios controlados provocam grande sonolência
Para algumas pessoas é possível que os efeitos dos remédios contra a insônia sejam prolongados. Por isso, não é raro que sintam sonolência diurna, mesmo após uma boa noite de repouso. Com isso, elas apresentam uma baixa em sua produtividade no trabalho e correm risco de sofrer algum acidente, devido à lentidão durante o dia.
5. Os comprimidos para dormir podem provocar parasomnia
A parasomnia é um estado alterado de consciência que induz ao sonambulismo. Logo, um dos perigos é o aumento das chances que o indivíduo ande, fale e faça outras atividades e depois disso não se lembrarem.
6. A medicação provoca efeitos adversos imediatos
Os remédios contra a insônia provocam também consequências imediatas ao uso. Nesse quando estão: reflexos lentos, possibilidade de reação alérgica, pensamentos confusos e sedação. Já para idosos, isso é ainda mais grave, uma vez que pode causar fraturas ósseas durante quedas.
Agora que você já sabe quais são os efeitos colaterais dos remédios contra a insônia. Então, utilize essa alternativa apenas em casos muito graves. Em outras ocasiões procure uma solução natural para dormir melhor, como a suplementação.
Se quiser saber mais sobre os suplementos naturais , visite o site oficial e veja os depoimentos de quem ficou livre da insônia. Diversas pessoas já conseguiram descansar com tranquilidade à noite. Imagine que você pode ser uma delas também.