Insônia

Qual a relação entre Jet Lag e insônia?

Viajar é sempre uma experiência encantadora. Poder estar em contato com outras culturas e novos sotaques desperta essa vontade em várias pessoas. Porém, existem algumas dificuldades quando se está em um novo fuso horário. Veja hoje qual a relação entre Jet Lag e insônia.

Entenda melhor o que é esse problema enfrentado quando se faz longas viagens. Descubra também as melhores dicas para evitar o Jet Lag e ter férias incríveis.

Qual a relação entre Jet Lag e insônia?

Não há uma tradução adequada para o termo, mas sua correspondência equivale a uma desregulação entre os horários internos e externos. Ou seja, ele indica o mal-estar sentido ao viajar para um local com o fuso horário diferente.

Logo, uma pessoa que viaja do Brasil para a Inglaterra poderá ter sintomas como: cansaço, enjoos, insônia e outros problemas que afetam sua condição física. Essa dificuldade acontece devido à alteração no ritmo circadiano que regula a produção do hormônio do sono, a melatonina.  

Com isso, após uma viagem longa é comum que a pessoa esteja alerta, além de empolgada com o novo local. Então, com o seu organismo confuso com um novo horário, ela acaba sofrendo com problemas para dormir.

Por mais que o indivíduo esteja cansado, seu relógio biológico não sinaliza para o cérebro que é a hora certa para descansar. Então, todas as células, adaptadas a um tipo de ciclo de luz-escuridão, continuam trabalhando em sua capacidade máxima. Por isso, é muito difícil vencer a insônia causada pelo Jet Lag.

Como evitar a insônia causada pelo Jet Lag?

Veja 5 dicas para não ter complicações para dormir devido ao Jet Lag.

1. Evite beber durante o trajeto

Tomar drinques alcoólicos em grandes altitudes acaba gerando cansaço para o organismo. O mesmo vale para bebidas energéticas como guaraná em pó e cafeína. O ideal é optar por um chá calmante.

2. Durma bem antes da viagem

Por mais que se esteja animado com o novo destino, é importante descansar o máximo possível na noite anterior ao voo. Então, lembre-se de deixar tudo organizado com, pelo menos, dois dias de antecedência.

3. Não passe toda a viagem sentado

Em geral, viajar para locais com fuso horário distinto requer horas em um voo. Por isso, procure não passar todo esse tempo apenas sentado. Ande pelo avião, tente conversar com outras pessoas e apenas durma durante esse tempo se for realmente necessário.

4. Habitue o organismo

Antes mesmo de chegar, já comece a fazer todas as suas refeições como se estivesse em seu novo lugar. Então, não jante no avião se é hora do café da manhã no local de destino.  Além disso, ajuste o seu relógio assim que entrar no voo. Esses pequenos truques ajudam para a adaptação.

5. Não tome remédios para dormir

Esse é um erro que muitos cometem, porém usar medicamentos para dormir pode aumentar os efeitos de Jet Lag. Procure soluções naturais como chás e suplementação contra a insônia.

Agora que você já sabe qual a relação entre Jet Lag e insônia será mais fácil evitar a dificuldade para descansar. Siga as 5 dicas citadas você aproveitará muito mais toda a sua viagem.

Você já sentiu Jet Lag? Então, deixe nos comentários quais truques usou para evitar esse problema.

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