Insônia

Saiba por que a insônia pós-parto é comum para as mulheres

Para as mães é uma grande alegria, enfim, ter seu filho nos braços. Porém, essa situação que seria apenas alegria pode trazer algumas complicações. Então, saiba por que a insônia pós-parto é comum para as mulheres.

A mudança na rotina da família já é uma evidência das transformações que estão por vir. Sendo assim, o sono é uma área com grandes chances de ser afetada. Contudo, é fundamental permanecer descansada para cuidar bem do seu bebê.

Sendo assim, entenda melhor sobre os motivos que podem levar à insônia pós-parto. Veja também o que você pode fazer para amenizar essa dificuldade.

Por que a insônia pós-parto é comum?

Algumas razões acabam ocorrendo com a maior parte das mães. Desse modo, não é incomum que a insônia apareça logo após o processo de parto. Conheça os motivos que levam a falta de sono depois da gestação.

Preocupação com o primeiro filho

As mães de primeira viagem passam por uma grande apreensão. Ainda que todas as mães tenham dificuldade para descansar nos primeiros meses do bebê, isso é ainda mais forte para aquelas que estão cuidando de seu primeiro filho. O medo de dormir e o bebê precisar de algo é muito grande nessa situação.

Cansaço constante

Apresentar dificuldades para dormir pode ser algo que já apareça no último trimestre da gestação. Em geral, isso acontece por um grande cansaço, mesmo que pareça contraditório. Quanto mais cansada, mais difícil pode ser pegar no sono. Isso ocorre, em especial, devido ao desgaste emocional e físico do processo de parto.

Depressão pós-parto

A insônia pode acontecer como um sintoma secundário da depressão pós-parto. Por isso, caso sinta desânimo, tristeza, sensação de esgotamento e sentimento de culpa por não estar feliz como deveria, preste atenção. Esse quadro pode indicar o começo de uma crise depressiva. Então, converse com o seu médico.

Horários do bebê

Os horários de descanso dos bebês, em geral, são diferentes dos da mãe. Por isso, é importante tentar fazer uma adaptação na rotina. Não há solução especial, o seu filho acordará durante a madrugada e a falta de sono pode ser um sintoma desse caso.

Dores após o parto

O útero é dilatado para acomodar o bebê. Por isso, as contrações sofridas podem ultrapassar o momento do parto. Isso ocorre porque o órgão precisa recuperar o seu tamanho gradativamente. Logo, essas contrações podem ser o motivo dos seus problemas de insônia.

Hormônios desregulados

As alterações hormonais também podem provocar dificuldades para pegar no sono. Os níveis de estrogênio demoram para ficar normais. Por isso, antes de conseguir o equilíbrio hormonal, pode ser comum que a mãe não consiga dormir bem.

Agora que você já sabe por que a insônia pós-parto é comum para as mulheres, não precisa ficar preocupada caso isso esteja acontecendo com você. Busque soluções naturais para ajudar no descanso e tenha a certeza que se adaptará a sua nova rotina com o tempo.

Quer saber mais sobre os produtos naturais para dormir melhor? Então, visite o site de Triptopax. Ele é um suplemento que ajuda a relaxar e a descansar com mais qualidade. Porém, atenção, sempre consulte seu médico antes de fazer uso de qualquer produto durante a amamentação.

Deixe uma resposta