A falta de sono é um mal que atinge 40% dos brasileiros. Ela pode ocorrer no início do descanso ou durante o período da madrugada. Porém, ao contrário da crença comum, não existe apenas um tipo de problema para dormir. Então, veja agora o que é insônia primária e secundária.
A partir desse ponto de vista, será possível identificar qual desses tipos de insônia atrapalha as suas noites tranquilas.
O que causa a insônia?
A insônia pode ser aguda, com uma duração curta. Porém, ela também pode ser crônica e acontecer constantemente. O caso de falta de sono é considerado um distúrbio quando ocorre mais de duas vezes na semana em um tempo superior a três meses.
Sendo assim, nessas divisões a insônia pode ser de dois tipos: primária e secundária. A última atingindo cerca de 80% dos indivíduos com dificuldades para descansar. Logo, a insônia primária é um caso menos frequente.
Diversos fatores podem desencadear a dificuldade para pegar no sono. Entre os mais comuns estão: traumas emocionais e um estilo de vida estressante que ocorra por um tempo prolongado.
Já em alguns casos, a insônia também aparece devido a outros distúrbios do sono, condições médicas e composição de certos medicamentos. Por isso, a causa das noites em claro deve ser avaliada de maneira completa, observando todas as áreas da vida de uma pessoa.
O que é insônia primária?
A insônia primária é aquela não ocorre devido a qualquer efeito adverso ou sintoma de uma doença. Em geral, sua ocorrência dura, no mínimo, um mês. Logo, mudanças repentinas na vida do paciente são fatores que levam a essa dificuldade.
Além disso, o acúmulo de estresse e carga emocional também podem provocar as noites em claro. Sendo assim, uma agenda de trabalho muito corrida ou com viagens constantes podem levar à insônia primária.
Porém, ainda que essas situações sejam o motivo causador, mesmo após sua resolução é possível que os problemas para dormir persistam. Em geral, isso acontece devido aos hábitos nocivos formados por esse estilo de vida.
Alguns exemplos de costumes prejudiciais para o sono são: ir para a cama muito tarde, cochilar em um tempo superior a 15 minutos, consumo excessivo de café e falta de rotina para dormir e acordar.
O que é insônia secundária?
Por sua vez, a insônia secundária é um efeito adverso ou sintoma de alguma condição. Portanto, a pessoa não consegue descansar adequadamente devido a uma doença ou uso de algum remédio que desregule seu ciclo de sono.
Algumas enfermidades que levam à insônia secundária são:
apneia do sono, depressão, distúrbios neurológicos, ansiedade, Doença de Parkinson e Doença de Alzheimer.
Além disso, há outros casos que também originam a dificuldade para dormir bem como: dores de cabeça, artrite, insuficiência cardíaca, asma, azia, síndrome das pernas inquietas e até mesmo a menopausa.
Com isso, ao entender o que é insônia primária e secundária você já pode saber por qual tipo de dificuldade está passando. Em resumo, o tipo secundário ocorre como efeito de uma situação médica, já o primário tem relação com o estilo de vida.
Seja qual for o seu caso de insônia, uma dica é optar pelas soluções que não prejudicam o organismo, como os suplementos naturais para dormir melhor. Eles ajudam a ter um dia mais tranquilo e uma noite mais relaxante. Experimente já e perceba a diferença em sua vida.